10/01/2019

AS 7 TENDÊNCIAS INOVADORAS DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

AS 7 TENDÊNCIAS INOVADORAS DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Desde a década de noventa, a automação comercial vem  transformando-se e modificando-se de maneira significativa. Atender às exigências de consumo e sair à frente da concorrência é o sonho de todo lojista, mas para isso acontecer é preciso estar atento às tecnologias de automação comercial.

A inovação no setor varejista surge como uma oportunidade no mercado, uma vez que a gestão automatizada promove redução de custos e desperdícios, além do melhor controle e maior eficiência.

O futuro da automação comercial.

Já imaginou ir a um supermercado onde não há funcionários? Fazer suas compras em uma tela de computador e realizar o pagamento sem filas? Saber todas as especificações do produto sem precisar ler as etiquetas? Pois é, esta é uma realidade que já faz parte dos moradores de Milão. O Coop high-tech é um supermercado que funciona basicamente através de telas interativas.

É claro que as tecnologias como esta ainda estão um pouco distante de tomar conta do mercado brasileiro, mas nós já estamos caminhando rumo à automatização dos processos.

Pensando nessas inovações, criamos uma lista dos principais produtos que estão revolucionando o varejo nos últimos anos. Confira:

1. Impressão 3D:

Faz pouco tempo que o preço das impressoras 3D se tornou acessível no Brasil. É possível encontrar versões gastando menos de R$ 1 mil, como é o caso da  iBox Nano e Mod T.

Com as impressoras 3D você consegue imprimir qualquer coisa através da tecnologia de impressão tridimensional, em que o material utilizado comumente é o plástico ABS. Para imprimir os objetos é necessária a instalação de um software para a criação do modelo tridimensional.

Quando a impressão se inicia, um filete do plástico é sugado pelo injetor e à medida que o material derrete, os eixos se movimentam e as camadas são criadas para dar forma ao objeto. Essa é uma tecnologia que permite aos varejistas a criação de peças personalizadas de acordo com a demanda, o que elimina, teoricamente, a necessidade de controle de estoque.

2. Etiquetas RFID:

A RFID – Identificação por Rádio Frequência – nada mais é que uma tecnologia que utiliza a frequência de rádio para capturar dados e identificar materiais através de dispositivos eletrônicos (etiquetas de rádio frequência). As informações são transmitidas para o leitor, que por sua vez converte as ondas de rádio para dados digitais.

Você deve estar se perguntando no que elas podem ser úteis, certo? Basicamente as etiquetas RFID substituem os códigos de barras, existindo uma ampla aplicação que vai desde a medicina até o setor de varejo. Nos supermercados e lojas, por exemplo, é possível dispensar o uso do trabalho manual de leitura de códigos de barras, sem contar que através dessas etiquetas é possível controlar melhor seu estoque, rastrear cargas e realizar pagamentos via smartphone.

3. BEACONS:

Imagine você passando por um corredor de um supermercado e recebe no seu celular promoções personalizadas dos produtos que mais gosta? Hoje isso é uma realidade conhecida como Beacon, dispositivo de geolocalização para ambientes fechados. Através dele o seu smartphone pode ser localizado com alta precisão dentro de um estabelecimento.

A rede Walmart, por exemplo, atualizou seu aplicativo com recursos do iBeacon, tecnologia idealizada pela Apple. Através da distribuição de beacons pela loja, foi possível enviar promoções específicas para visitantes que passaram mais tempo em um determinado setor.

4. Plataforma M-Commerce:

O Mobile Commerce é uma tecnologia onde as vendas online são realizadas por meio de um dispositivo móvel, seja um celular ou tablet. Não é novidade que os smartphones são canais com grandes oportunidades de venda, uma vez que o mundo está conectado diariamente através desses dispositivos.

A vantagem do m-commerce comparado ao e-commerce não adaptado a smartphones é a possibilidade de saber a localização do seu cliente. Assim, você consegue estimular a venda de produtos de uma determinada região com mais facilidade e assertividade.

5. Sistema de inspeção:

Como garantir aos clientes que os produtos da sua empresa são de qualidade? Nós te falamos com todas as letras: INSPEÇÃO. Nada adianta aumentar sua produtividade se você não faz a inspeção de qualidade dos seus produtos. Este controle envolve vários fatores, como a necessidade de múltiplas câmeras e relatórios de inspeção que muitas vezes são feitos de forma manual.

Pensando nisso, a empresa se automação comercial e industrial Croos CCo. Automation Group desenvolveu uma tecnologia capaz de inspecionar, através de uma câmera inteligente, os pontos exigidos em todos os lados de uma peça de acordo com os dados que foram repassados para inspeção.

6. Atendimento nas mesas:

Dizer adeus ao famoso: “Ei garçom, desce mais duas aqui, por favor?” está mais próximo do que você imagina. Muitos restaurantes já possuem aparelhos instalados nas mesas para que os clientes façam pedidos e se distraiam com jogos enquanto esperam o prato chegar. O garçom apenas leva o pedido e o pagamento é feito por você mesmo no próprio sistema.

Essa inovação permite otimizar o tempo dos funcionários e organizar melhor a cozinha, sem contar que os pedidos errados são praticamente eliminados.

7. PDV Móvel:

Acessar informações importantes de um determinado produto de forma rápida via dispositivos móveis já é possível. Com as ferramentas disponibilizadas pelo PDV Móvel, os vendedores conseguem aproveitar ao máximo o momento da venda, melhorando a experiência de compra do consumidor.

Umas das vantagens do PDV Móvel é que o catálogo de produtos está sempre na palma da mão, eliminando o: “vou verificar se tem o produto na cor x”, por exemplo. Além disso, as filas de pagamento podem ser eliminadas, uma vez que o aplicativo de vendas pode ser integrado no sistema, possibilitando ao cliente levar o produto na mesma hora com o próprio vendedor.

Prepare-se!

A tecnologia dos projetos de automação está chegando sem pressa no mercado. Por isso, é preciso estar de olho nas tendências de automação comercial quando o assunto é se destacar da concorrência, agilizar suas vendas e aumentar os lucros na sua empresa. Você já pode se preparar para estar mais atualizado e informado sobre essas tendências conversando conosco.

E aí, quais as tendências de automação comercial mais chamou sua atenção? Comente aqui no Blog da Digimaq.