10/01/2019

AS 6 FALHAS DE GESTÃO QUE VOCÊ PODE ESTAR COMETENDO SEM PERCEBER

AS 6 FALHAS DE GESTÃO QUE VOCÊ PODE ESTAR COMETENDO SEM PERCEBER

As soluções em automação comercial trazem inúmeros benefícios para a gestão das organizações, desde o aumento da eficiência da equipe, até a economia de recursos. No entanto, há momentos em que as organizações caem em algumas armadilhas que prejudicam o bom funcionamento dos processos: descontrole no planejamento, equipe desequilibrada, comunicação dificultada, entre outras.

Grande parte destes problemas está diretamente relacionada às falhas de gestão. E nós da Digimaq te falamos com todas as letras: a má gestão nada mais é do que resultado da falta de conhecimento. Para te ajudar a pensar sobre como melhorar a gestão da sua empresa, identificamos as 6 falhas mais comuns cometidas, muitas vezes, sem você perceber.

🔽Esquecer de estudar o mercado

Antes de definir metas e objetivos, é essencial que você acompanhe o crescimento de mercado.  Estudar os concorrentes, observar os resultados obtidos em todas as áreas da empresa e compará-los com os  períodos anteriores auxilia a encontrar pontos que podem ser melhorados. O mais importante é que você esteja sempre atento a três questões principais: conhecer bem seus clientesanalisar a concorrência e estreitar o relacionamento com fornecedores/parceiros.

🔽 NÃO REGISTRAR AS OPERAÇÕES

Como falamos anteriormente, é muito importante a mensuração dos resultados. Mas como fazer isso se você não registra as operações realizadas na sua empresa? Controlar os processos de cada setor, o número de clientes atendidos (satisfeitos e insatisfeitos), o volume de operações em um prazo determinado, a quantidade de produtos que precisam ser adquiridos e/ou descartados.Enfim, tudo que envolve as operações da empresa precisa ser registrado para que a sua gestão seja, de fato, eficiente.

🔽 Não fazer o fluxo de caixa

A expressão “fechar o caixa” faz parte do dia a dia de muitas empresas. É dinheiro que sai, dinheiro que entra… Mas você tem o total controle do quanto recebeu hoje, por exemplo? Qual a origem desse dinheiro? Quanto foi gasto?

A matemática do negócio é simples: você precisa saber quanto fatura e quanto gasta. A questão principal aqui é organização. Conhecer a movimentação financeira em períodos determinados é fundamental para alocação de recursos e tomadas de decisões mais assertivas.

🔽 Não controlar o estoque

Saber a quantidade dos produtos que estão no estoque é fundamental, afinal, você não vai vender algo que não existe para seus clientes, certo? Além disso, quando o controle de estoque não é feito corretamente você perde dinheiro, seja por armazenamento desnecessário, seja por falta de um produto que possui alto consumo.

Outro ponto que não pode ser esquecido quanto falamos sobre controle de estoque, são as datas de validade dos produtos. É simples: se o produto irá vencer em breve, que tal fazer uma promoção? Assim, você desocupa um espaço generoso do seu estoque e ainda evita armazenar produtos estragados.

🔽 Desconhecer custos e despesas

Antes de falarmos sobre eles, você sabe defini-los? Custos são gastos relativos à aquisição ou produção de mercadorias, como mão de obra, matéria-prima, energia elétrica, equipamentos, etc.

Já as despesas são todos os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, como por exemplo, desenvolvimento de produtos, marketing, área comercial, etc.

Quando você conhece exatamente quanto é desembolsado para os custos e quanto é gasto com despesas, é possível saber se um determinado produto vale a pena ser produzido, uma vez que as despesas administrativas estão separadas dos custos de produção.

🔽 Não utilizar sistemas de gerenciamento de processos

Existem “n” processos que precisam ser controlados. Fazer isso de forma manual não é muito recomendado, pois além do trabalho, os dados podem se apresentar de forma confusa e pouco eficiente.

É por isso que existem equipamentos e softwares que são fundamentais para controlar as contas, receber insumos, contratar funcionários, etc. Caso a sua empresa já tenha passado pela etapa de implantação, é sempre bom verificar (com funcionários especializados em softwares e automação) quais os ajustes necessários para melhorar a qualidade e processos.

Nada adianta uma boa gestão se há falhas na automação

As principais razões pelas quais as organizações escolhem automatizar os processos são: eficiência, redução de custos, mitigação de riscos e previsibilidade. Convenhamos, todas estas razões estão diretamente relacionadas com uma boa gestão, certo?

É por isso que a automação comercial é considerada uma peça importante para o funcionamento dos processos. Para isso, é crucial fazer um planejamento adequado e dedicar um bom tempo antes da implementação para garantir que sua organização não se envolva em apuros (transformados em prejuízos no futuro).

O primeiro passo é a educação. Nenhuma solução de automação será bem sucedida, a menos que cada departamento entenda por que eles estão iniciando essa mudança. Os líderes de departamento podem explicar os benefícios da automação à equipe, realizar demonstrações da nova tecnologia e aliviar as preocupações, como mudanças na rotina e na cultura do local de trabalho.

Implementar novas soluções em qualquer organização pode ser um processo demorado e talvez um pouco complexo. No entanto, concentrando-se no aumento da eficiência, redução de custos e mitigação dos riscos que a automação comercial proporciona, com certeza a sua gestão se tornará mais eficiente e produtiva.

Quer saber mais sobre quando e como implementar a automação comercial na sua empresa? Venha tomar um café conosco ou entre em contato pelo site da Digimaq. Estamos te esperando!